quarta-feira, 26 de setembro de 2007

VIGÉSIMO NONO DIA Terça-feira, 25 de Setembro de 2007.


Dia lindo se sol. Ainda frio.

Corro para o LAR DOCE LAR. Hoje o Beto só vem à noite. Está dando aula.

Chego e inicio o dia com a leitura dos jornais. Nenhuma novidade... Falcatruas políticas, falcatruas no futebol, mulheres semi-nuas...

Faço minha maquiagem enquanto penso que poderia ter sido ainda melhor enquanto estive aqui. Os dias estão acabando e bate já uma saudade. Talvez tenha deixado escapar a chance de fazer alguma coisa a mais, sensação de impotência, de que faltou algo, essas coisas de quem sempre pensa que poderia ter ido além.

Visita do artistamigo Leandro, conversa sobre liberdade... Nós, enclausurados, ele, indo embora, buscando a estrada, buscando a si mesmo, buscando o não buscar. Ele leu um texto mais que poético sobre seu projeto, ali, de pé. Ficamos assim, conversando com a grade entre nós por alguns minutos, eu vestindo azul e laranja, ele também, eu vestido e meia, ele paletó e manta. Pensei em convidá-lo para entrar. Rimos da possibilidade de o público pensar em se tratar de uma performance sobre o adultério... O Beto sai e eu coloco outro homem dentro do nosso LAR...! Mas permanecemos separados pela grade.

Frases ouvidas de vozes que passam...

“Liberdade, hoje, é poder escolher a gaiola em que se quer viver!”

“Liberdade é ter cérebro de homem em corpo de passarinho...”

Uma senhora traz uma criança, de uns cinco anos, para escutar a canção... Coloca os fones no menino, que está curioso e atento. No exato segundo em que a criança começa a escutar, a senhora começa a perguntar, freneticamente, para o menino: “Querido, o que tu estás ouvindo? Pronto? Beleza! Tá legal? Então Vamos! Vamos? Acabou? Deu? Agora deu?” E finalizou, tirando os fones da cabeça do menino, no meio da música, dizendo: “Então vamos!” E foram.

Escrevo, escrevo... Percebo que passamos os dias acorrentados a fios: computador, celular, televisão... Serão nossos grilhões?

Envolta em meu robe de seda vermelho, recostada nas grades, sentada no tapete felpudo preto, escrevo. Bebo chá. Um homem de bigode escuta a canção nos fones e dança. O amigo, ao lado, olha para ele, para a grade, para os detalhes aqui dentro (inclusive eu) e ri.

“Tu fica aí o dia inteiro, moça? Por quê?” Pergunta, insistentemente, um homem de uns quarenta anos, terno e gravata. – Sim. É uma obra de arte.– Respondo.

“Ai, que obra de arte chata! Tu tem que ficar aí parada!”, diz o bom homem. – Sorrio. – “Mas, se tu souber de uma boquinha dessas pra mim, me avisa, tá?” – Preferi o silêncio...

“Não vais almoçar?” Perguntaram os funcionários da loja. (Como sabem que eu não almocei?!)

Sinto, pela primeira vez neste lugar, cheiro de incenso.

Cumprimento as pessoas que passam e me chamam, chamando a todos de vizinhos: “Oi, vizinho!”. Somos todos vizinhos de situação, de época, de realidade.

O jingle do shopping já está ferindo os nossos ouvidos. Toca muitas vezes por dia. Pensamos, inicialmente, que a maior dificuldade para os sentidos seria o cheiro da loja de sabonetes, que fica em frente à obra. Ao contrário. Ou nos acostumamos, ou não sentimos, realmente, os cheiros da loja. Mas as músicas-ambiente tocadas nos autofalantes do shopping são difíceis de agüentar, pela repetição exaustiva. É claro que isso não é pensado pela administração, porque as pessoas, teoricamente, estão de passagem, num shopping.

Pessoas fazem muitas fotos... Vão levando pedaços de mim.

“Ah, vocês são da Bienal B, né? Vocês e o pessoal do PoA é Boa, fizeram isso porque não tinha artista gaúcho na Bienal do Mercosul, né?”

“O som parece Raul Seixas!!!”

“Moça! Se eu te libertar daí, tu casa comigo? Ou é o teu coração que está entre as grades?”

Um artista sentou ao lado da grade, fez um desenho da obra, e me deu de presente.

“Cada vez que eu venho ao shopping, tenho que vir aqui ver e ouvir isso, porque é uma coisa incrível esse trabalho!”

“Parece uma casa de uma pessoa que mora sozinha... Um quarto... Um recorte da realidade... De verdade... E tem a música... Que maravilha isso! Vocês não são daqui, né?”

Adolescentes insistiram até que eu os adicionasse no nosso orkut...

“Até a caneta é acorrentada! Hahahahahahahah...”

“Porque vocês estão aí? Pros idiotas perguntarem, né? (risos)”

“Há dias que passo aqui e tenho vontade de salvar vocês! Vocês são gente boa!” – Diz uma senhora com sotaque libanês.

O técnico de manutenção do shopping ficou nosso amigo e veio nos contar histórias dos bastidores do shopping...

O funcionário de uma das lojas, também já nosso amigo, veio nos avisar que haverá um coquetel no shopping, na quinta-feira.

Estamos cansados.

Um comentário:

Jener Gomes disse...

Claro que tudo poderia ter sido diferente, mas não foi! E voces não sabiam como seria. O que importa é que fizeram da melhor fomra possível, com muito carinho e muita dedicação!! E está sendo sensacional!! Queres o quê, a perfeição*?

Ótima idéia, mas EU queria ser o primeiro homem a entrar no lar de vocês! :-P Lembra da idéia de receber convidados, como no seu lar, etc.

Será que conseguirei fotografá-los em ação nos corredores? Acho que só poderei ir no sábado... Desmontarei a minha parte na exposição da CCMQ no sábado à tarde (ah, terça avisaram que fui selecionado para o calendário de 2008 do Sintrajufe!), depois posso ir aí. Que horário será bom eu chegar?

Boa questão dos grilhões eletrônicos... se imaginam sem usar equipamentos eletrônicos por um dia? E por uma semana? Eu passei por uma situação semelhante duas ou três vezes nos últimos anos. Conversemos.

Sim, apenas vocês e os seguranças ficam sempre nos corredores! Nem o pessoal das infomações turísticas fica tanto tempo - que são bem temporários ali, imagino. Ou seja: Cozinham sob a musiquinha terrível! (Eu nunca reparei nela.)

Hehehehe! Para despedaçamento por fotografia, te recomponha no cofre da Kátia Costa! Multiplique-se ao infnito e revigora-te!
Pensa que está sendo duplicada, multiplicada a cada clique! Que tua ação está sendo registrada e mostrada a outros que não foram vê-los, perpetuando e disseminando a obra.

Que perguntou sobre libertação e casamento??? Adorei a parte do coração nas grades! (Pareceu poético, espero que tenha sido...)

* - Vamos celebrar a estupidez do povo, Vamos celebrar nosso governo, Celebrar a juventude sem escola, Celebrar nossa desunião, Vamos celebrar nossa vaidade, Vamos celebrar os preconceitos, O voto dos analfabetos... (Opa, não posso botar a letra inteira!)