sexta-feira, 14 de setembro de 2007

DÉCIMO SÉTIMO DIA Quinta-feira, 13 de Setembro de 2007.

10h30

Já fizemos nosso “desjejum”, limpamos nosso LAR, liguei o computador para as primeiras impressões do dia, enquanto o Beto lê o jornal. Ouço as vozes do pessoal da loja ao lado conversando. Dão risada, brincam, como estão felizes hoje!

O Beto dorme. Pessoas me perguntam: “Ele fica dormindo sempre? E quando ele acorda, o que ele faz?” Tive que me segurar para não rir. Parecia que falavam de um cachorrinho. Só faltou fazerem cafuné no Beto.

Estamos exatamente na metade dos dias para a conclusão deste trabalho.

Enquanto eu passava, “de quatro”, a mini vassourinha no nosso tapete preto que junta horrores de farelo e pó, dei de cara no tênis do Beto. Ele lia, de pernas cruzadas. Espaço limitado. Muitas pessoas questionam sua própria capacidade em ficar nesse espaço pelo tempo que estamos. O ser-humano não sabe do que é capaz.

12h04. Acabei de atualizar o blog. Vamos aos e-mails. 12h25. Terminei os e-mails. Vamos ao orkut. 13h. Terminei o orkut. O mundo virtual já não pode ser descartado da vida atual.

O segurança veio perguntar se não estamos loucos para que “isso” acabe. Uma amiga perguntou quando acaba o “calvário”. Parece que as pessoas estão sofrendo mais do que nós por estarmos aqui.

Almoçamos frango e salada, trazidos de casa. (Almas caridosas, funcionários do shopping, se ofereceram para aquecer nossa comida! Aceitamos, gratos.)

14h15min

Vou à aula prática de serigrafia! Já volto!

“E a gente que reclama, olha quanta felicidade aqui!” É o comentário de uma moça para sua amiga, enquanto ouvem a canção. Ela havia perguntado se eu era o artista, respondi que sim, junto com a Cláu, que no momento está na aula. Conversamos depois e ela comentou sua leitura da obra, achando lindo o que estávamos fazendo, dizendo que “a beleza surge em qualquer lugar, e as pessoas ficam somente reclamando por tudo”. Perguntaram se temos um Cd, expliquei que havia o Cd Cow Bees Feito em Casa, e que estamos produzindo um cd feito em estúdio, para eliminar os problemas técnicos e falta de tecnologia de áudio que tem o Feito em Casa. E ela disse uma coisa muito bonita: "que eu mantivesse um pouco dos erros, porque eles são humanos". Expliquei que ainda temos o Cd Feito em Casa, para quem entende que se trata de um objeto artesanalmente produzido, que contém uma ternura e uma ingenuidade únicas. Pessoas que enxergam isso não se voltam a criticar falhas técnicas e a depreciar o valor técnico de sonoridade, acabamento, arranjos... É um artigo cru de vontade ingênua, uma gravação feita para registrar e compartilhar uma criação que estava emocionando nossa platéia, nossos amigos e familiares, registrar um momento.
Fui eu, Beto, que decidi parar de vender o Feito em Casa. Porque me desagradam comentários negativos que possam surgir a respeito do disco... Pessoas que não nos conhecem, ou não nos viram tocando ao vivo, e que certamente não tiveram generosidade suficiente para limpar (e, por que não, aceitar) as imperfeições e ouvirem a idéia que passamos, a inventividade das letras da Cláu (a quem eu humildemente auxilio na composição, por vezes) e a minha tentativa de fazer canções coerentes e com beleza, ao meu estilo, e que sejam o meio de expressar algumas coisas que sentimos.
O Feito em Casa é a beleza ingênua que existe em dois artistas que, de qualquer maneira, gravam as suas próprias músicas, fazem as cópias, desenham própria capa e sentem-se felizes por isso. É uma contradição do mundo digital: como um mínimo de tecnologia possibilita que uma ação totalmente humana-analógica-emocional surja?
Refinamento técnico é necessário... Eu mesmo quis e podemos fazer um trabalho de gravação de extrema qualidade, é a nossa produção de estúdio. Mas não se pode perder a interpretação, o sentimento, a capacidade que uma canção pode ter de arrepiar. Ainda quando escuto o Feito em Casa, viajo nas nuances de significado das letras e no conforto que aquelas músicas me transmitem, e me perco em meio a lembranças e sensações deliciosas.
O Cow Bees em estúdio pode até ser melhor gravado, arranjado, e tudo o mais. Mas, no final, o que vai contar, para mim, é o arrepio, o sorriso no rosto ou as lágrimas nos olhos.

17h. Volto da aula. Eu, Cláu.

“Pode entrar aí?” Pergunta uma visitante.

“A Bienal B é contra a Bienal do Mercosul?” Não, é um movimento paralelo e, ao contrário, aliado à Bienal do Mercosul.

Cansada, dormi 30 minutos, com um livro aberto sobre o rosto. Um pseudo-sono, ouvindo tudo o que acontecia ao redor, ouvindo as pessoas perguntarem ao Beto se eu dormia o tempo todo.

“Será que eles nos ouvem???” Pergunta uma criança à mãe, em frente às grades.

Final de noite. Duas senhoras param em frente às grades. Uma delas sugere que escutem a canção. A outra responde: “Não posso, vou estragar meu cabelo!”. (Ok, Beto, são 22 horas e nossa arte não vale um cabelo. Acabou por hoje. Amanhã tem mais.)

3 comentários:

Jener Gomes disse...

Eu também me pergunto sobre o espaço da clausura e o tempo que ficarão nela...
Sim, nós nos preocupamos com vocês, pensamos em vocês, queremos que saiam daí. E compreendemos que é importante ficar.

O Beto escreve! Oba!
Pois é, Feito em Casa tem seus problemas técnicos, mas ele foi o primeiro, foi a concretização de sonhos, o começo da divulgação da sua música, eu adoro ele!! E tem coisas que só aquelas edições artesanais tinham, desde os sons caseiros até as capas únicas!
Para quem não os assistiu ao vivo a apreciação certamente é diferente... não têm vínculo afetivo ou lembranças que o CD nos remete. Ah, os Cabarés da Míriam... :-)

"Pode entrar aí?" é uma questão minha também! Amigos não são recebidos nos lares dos amigos?

Sim, ela dorme o tempo todo... (hehehehehe!)

Hahahahaha, me fizeste rir novamente com a história do cabelo e teu comentário ao Beto!

Jener Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jener Gomes disse...

Ah: Clau-sura.